quinta-feira, 29 de maio de 2008

Islão nas lusofonias (3)

Um relato do século XIX acerca dos muçulmanos no Brasil. Descrição, práticas e impressões
Paulo Daniel Farah

"Na segunda metade do século xix, um imã iraquiano viajou ao Brasil em um navio do Império Otomano cuja rota se alterou devido a tempestades. Abdurrahman al-Baghdádi permaneceu no país de dois anos e meio a três anos, a partir de junho de 1866, com o intuito de « aprimorar » as práticas religiosas dos muçulmanos de origem africana que encontrou no Rio de Janeiro, na Bahia e em Pernambuco. No relato que escreveu sobre a experiência, al-Baghdádi descreve como os muçulmanos que viviam no Brasil rezavam, como celebravam o Ramadã, reuniam-se e recitavam o Alcorão. Durante suas aulas, dedicou-se a lhes explicar minuciosamente os pilares (arkán) do Islã e a forma que acreditava própria à implementação deles."

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Islão nas lusofonias (2)

Emissários, princesas, marinheiros e cativos. A presença muçulmana em Portugal nos séculos XVIII e XIX
Eva-Maria Kemnitz

"Prevalece uma opinião que não havia muçulmanos em Portugal após o decreto de expulsão de 1496. Contudo, estudando as relações comerciais e diplomáticas Portugal - África do Norte nos séculos xviiiexix, emergiu uma imagem completamente oposta que revela categorias diferenciadas de muçulmanos. Posto à parte o grupo mais numeroso constituído de prisioneiros, resultante da guerra, o universo muçulmano compreendia também emissários, princesas e marinheiros. A sua presença derivava do quadro legal específico criado na esteira dos tratados bilaterais concluída primeiro com Marrocos e, mais tarde, com outros Estados berberescos. Durante o período do Antigo Regime a presença muçulmana em Portugal tinha sido uma excepção, permitida apenas em certos casos específicos. A situação sofre uma mudança completa com o estabelecimento do regime liberal de 1834 que proclama que nenhuma restrição era aplicável às pessoas que professam outras religiões."

terça-feira, 20 de maio de 2008

Os Segredos Do Corão

Hoje, 22:00 horas - Decifrando A História: Os Segredos Do Corão, Episódio 1, no canal História da TV. Segundo a programação "O Corão é um dos livros sagrados que mais influência exerceu ao longo da história. Os muçulmanos acreditam que o Corão é a guia de Deus, o livro de consulta para ajudar os crentes a seguir o caminho correcto. No entanto, grande parte do mundo não-muçulmano vê o Corão como um texto envolvido em mistério… e controvérsia. Tentaremos desmistificar e explicar de onde procede, o que diz e o que significa. Como qualquer escrito sagrado, o Corão não se pode separar do seu contexto histórico. Examinaremos a origem dos seus versos, as implicações que tem na época actual, assim como as semelhanças e diferenças entre o Corão e a Bíblia, já que muitos muçulmanos crêem que o Corão corrige algumas das escrituras judia e cristãs".

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Euro-Mediterranean Summer School 2008

Dear Sir/Madam

I want to inform you that the deadline to apply for courses (for term A and B) will soon run out. But since we have still free places in all courses we extended the deadline for TERM A and B: on May, 15-to apply for courses and to apply for financial aid.

I would like to express my honest thanks for all your promotion that you did among students. But since we have still free places in each course I am kindly asking you to distribute Summer School 2008 within your university as much as it is possible.

Please inform students that they can apply for financial aid (for tuition fee and accommodation)- we offer 100 grants for tuition fee and 50 for accommodation.

We will also help them in arrival procedure.

Application forms are available online on

http://www.emuni.si/en/strani/46/How-to-Apply.html

Students can return completed application forms on

summerEMUNI2008@emuni.si

We are looking forward to join students from different cultures, religions, countries.

We are convinced that Euro-Mediterranean Summer School will be good experience for all students.

...Thank you for your promotion of Summer School. I am at your disposal if you need further information.

Best regards,

Anica Novak

Education Department Coordinator of Summer School

quinta-feira, 15 de maio de 2008

1° Encontro de Estudos sobre o Mundo Árabe e Islâmico

A Universidade Fernando Pessoa convida a todos os interessados a estarem presentes no 1º encontro sobre o Mundo Árabe e Islâmico, que irá decorrer no dia 19 de Maio, segunda-feira ás 17.30 no Salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa - Porto.

Diz também que Portugal partilha com outros países europeus a singularidade de ter sido, durante pelo menos cinco séculos, o terreno da presença política, económica e social islâmica. Mantém, na sua língua e cultura, esta herança. Os Encontros de Estudos sobre o Mundo Árabe e Islâmico visam debater, juntamente com investigadores, estudantes e comunidade em geral, as questões que o mundo árabe e islâmico coloca — em Portugal e fora de Portugal. Os encontros, abertos ao maior público, são um elo de ligação entre a comunidade nacional e internacional, e entre estudos especializados (Master em Relações Internacionais com o Mundo Árabe e Islâmico) e estudos gerais.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Fátima quer abraçar Islão

Correio da Manhã: 13 Maio 2008 - 11h00
Peregrinação: Cardeal D. Saraiva Martins apela à cooperação com os muçulmanos
Fátima quer abraçar Islão
Um apelo ao diálogo e à cooperação com os muçulmanos do Islão foi ontem à noite feito em Fátima pelo cardeal D. Saraiva Martins na missa da peregrinação, em que também incitou os cristãos a viverem na verdade.

"A tarefa da construção da paz passa pelo diálogo sincero e recíproca cooperação entre as três grandes religiões monoteístas que professam a fé de Abraão no Deus único e verdadeiro e não podem, em nome dessa fé, desfigurar com gestos de ódio e de violência o rosto autêntico de Deus", afirmou o presidente da peregrinação na homilia.
À tarde, na Conferência de imprensa promovida pelo Santuário, o cardeal explicou aos jornalistas que o apelo resulta de uma "reflexão pessoal", baseada na sua experiência e relação com os muçulmanos e por entender que "nenhuma religião pode ficar fechada em si mesma".
"Os muçulmanos do Islão vivem ao nosso lado e são nossos irmãos, por isso o diálogo é inevitável, primeiro com as tendências mais abertas e depois, em consequência da globalização, com os grupos mais radicais", defendeu D. Saraiva Martins.
Na sua homilia, intitulada ‘Ser construtores da paz, testemunhando o Evangelho da verdade’, o cardeal incitou os peregrinos a viverem na verdade e a afirmarem o amor incondicional a Deus.
"A verdade é o próprio ser amoroso, fiel e constante de Deus, que se exprime na Palavra e nas suas obras", disse D. Saraiva Martins, salientando que essa é "exactamente" a mensagem de Fátima.
Nas palavras do prelado, o "chamamento primordial" da mensagem de Fátima é o apelo evangélico a que os cristãos vivam "na verdade, isto é, no amor".
E Nossa Senhora fá-lo como "verdadeira ícone do amor maternal, da verdade de Deus. Ela inclui os pecadores, os ateus, mas também os cristãos adormecidos e fala aos responsáveis das nações enquanto interpela as três criancinhas, incitando-as a serem construtores da paz".
A defesa da verdade foi também feita pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, ao criticar a actual "civilização da máscara, das aparências, do efémero e da mentira", que, "nas suas várias formas, entra na categoria de pescado".
Na opinião de D. António Marto, "o grande drama da sociedade do nosso tempo é não acreditar em nenhuma verdade", pelo que é urgente "propor uma visão alternativa assente na verdade", dando como exemplo o amor. "Um só gesto de amor é capaz de fazer mais pela paz do que todas as armas do Mundo", conclui.

REITOR CRITICA IMPOSTOS SOBRE OFERTAS
O eventual pagamento de impostos sobre os juros dos depósitos provenientes das ofertas dos crentes, que deverá resultar da regulamentação da Concordata, foi ontem criticado pelo reitor do Santuário de Fátima, monsenhor Luciano Guerra, que entende que "se o capital é da actividade religiosa não deve ser sujeito a tributação fiscal". "E mesmo a loja de artigos religiosos não deve ser tratada como outra loja qualquer, do ponto de vista fiscal, porque não a queremos para construir riqueza com fins alheios à nossa actividade espiritual", defendeu o reitor, que justificou o atraso na aprovação das contas da instituição com dificuldades em distinguir o que é religioso (e não está sujeito ao pagamento de imposto) do que não é.
... /Isabel Jordão

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Festa dos Povos

O Secretariado da Casa Diocesana de Vilar - Porto convida a participação na Festa dos Povos, a ter lugar no dia 17 de Maio de 2008 com a programação a iniciar-se logo pela manhã.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Islão nas lusofonias (1)

Um dos últimos números de 2007 da revista Lusotopie, projecto editorial trilingue de investigação sobre espaços contemporâneos provenientes da história e da colonização portuguesa numa perspectiva internacional e comparada, dedica um dossier ao tema "Islão nas lusofonias", organizado por Nina Clara Tiesler, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL) e coordenadora da Rede Internacional de Investigação sobre Muçulmanos em Espaços Lusófonos (MEL-net). E no âmbito do Colóquio Internacional "Muçulmanos em Portugal. Experiências Societais e Transnacionais", Novembro de 2007, realizou-se em Lisboa uma sessão de apresentação deste dossier especial da revista, que reuniu os autores numa mesa redonda em torno de perspectivas históricas e realidades actuais do Islão em espaços lusófonos.

Post'o aqui alguns resumos dos artigos disponibilizados em Nina Clara Tiesler (org.), "Dossier Islam en lusophonies – Islão nas lusofonias – Islam in Portuguese-speaking Areas", in Lusotopie, Vol. 14, 2007.

O Islão em espaços lusófonos. Relatos históricos, condições (pós)coloniais e debates actuais
Nina Clara Tiesler
"Os muçulmanos são cidadãos e membros activos da sociedade em quase todas as áreas lusófonas. Entre os PALOPs, Guiné-Bissau e Moçambique têm populações muçulmanas de longa data, enquanto Angola, por exemplo, recebe só recentemente imigrantes de países maioritariamente islâmicos. A presença islâmica em Portugal remonta a Gharb al-Ândalus, no entanto as comunidades muçulmanas contemporâneas devem ser compreendidas como um fenómeno pós-colonial. Brasil, Timor-Leste e Macau também têm experiências históricas particulares e contam com uma comunidade muçulmana cujas características diferem significativamente.
Todos os casos diferem, mas os muçulmanos nos espaços lusófonos compartilham algumas similaridades na comparação de pontos sócio-culturais. Em cada caso, os muçulmanos são vistos como representantes de uma minoria religiosa (excepto Guiné-Bissau); e em muitos casos os muçulmanos representam origens étnicas que diferem da sociedade dominante. Ademais, a migração internacional que reconfigura diversos campos lusófonos, conduz frequentemente à crescente diversificação. Novas ligações transnacionais emergiram entre muçulmanos, na base de experiências comuns em actuais contextos sócio-historicos nacionais ou locais, da etnicidade ou no idioma dominante - que maioritariamente, é o português."