quinta-feira, 17 de abril de 2008

Integração - O Islão reflectido nos médios

O artigo publicado, post'o pela comunicação social:
Na informação que é prestada sobre o Islão está, demasiadas vezes, em primeiro plano a notícia em que o escândalo domina. A realidade vivida fica, pelo contrário, na maior parte das vezes, em segundo plano, assim o considerou o Ministro Federal do Interior, Wolfgang Schäuble. Em conversa com representantes dos meios de comunicação social, Schäuble exigiu mais diferenciação.

Na actual forma de dar notícias verifica-se uma atenção dos media no tema „violência”. Tal poderá ser um motivo pelo qual as reservas na sociedade alemã face ao Islão aumentaram nos últimos anos. O islamismo fanático e o terrorismo, atribuídos ao Islão, constituem, sem dúvida, uma ameaça real, disse Schäuble. No entanto, é demasiado pouco notado que a grande maioria dos muçulmanos tem uma atitude constitutiva e é pacífica.

Por outro lado, cada vez mais pessoas na Alemanha, provenientes de países muçulmanos, sentem-se excluídas e recusadas, afirmou ainda o Ministro, acrescentando que, para a política de integração, este fosso, cada vez maior, é um grande problema.

Integração como área central da política

Neste sentido, o Governo Federal, tem promovido, nos últimos anos, numerosas iniciativas com vista à integração. É o caso da Cimeira Nacional sobre Integração, realizada em 2006. Na sua segunda edição, em Julho de 2007, a Chanceler Federal Angela Merkel apresentou o Plano Nacional para a Integração, elaborado no âmbito de uma iniciativa conjunta.

Paralelamente, o Ministro do Interior criou a Conferência alemã sobre o Islão, cujo objectivo é manter um diálogo duradouro entre os representantes do Estado e as pessoas de fé islâmica.

Ilustrar a realidade da vida islâmica de forma diferenciada

Na Conferência sobre o Islão, há um grupo de trabalho que se ocupa da imagem do Islão nos meios de comunicação social na Alemanha, afirmou o Ministro Schäuble, tendo acrescentado que, naturalmente, não é tarefa desse grupo de trabalho prescrever aos media uma determinada forma de dar informação. O Ministro disse ainda que do que se trata é de promover uma informação responsável, livre de preconceitos e diferenciada, que terá de elaborar melhor os temas quotidianos da vida islâmica.

Um tema de que se ocupa o grupo de trabalho é, no entanto, também a informação prestada pelos media muçulmanos sobre a Alemanha. Também essa dá ensejo a críticas, segundo o Ministro do Interior. Exemplo actual: a informação de alguns meios de comunicação social turcos sobre a catástrofe do incêndio em Ludwigshafen. As presunções prematuras sobre um ataque xenófobo não foram grande ajuda, disse Schäuble. Uma informação adequada impõe uma maior contenção e nenhum julgamento à priori.