quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Fundo de acordo com a lei islâmica

O Banco Best lançou em finais do ano passado o primeiro fundo, em Portugal, que está de acordo com as disposições da Sharia, a lei islâmica. O fundo "Fundo Credit Suisse Sicav One (Lux) Equity Al-Buraq" exclui tudo o que tem a ver com cobrança ou pagamento de juros, proibidos para a comunidade islâmica. O fundo é gerido pela Credit Suisse, e centra-se em empresas com características mais defensivas, privilegiando o investimento nos sectores da saúde, farmácia, energia, metais e mineiro e transportes. Para assegurar que os investimentos são de acordo com as disposições islâmicas, foi criado um "Comité de Aconselhamento" composto por três proeminentes especialistas na Sharia. (Link).
Em "Islamonline.com" pode lêr-se que o ABSA um banco Sul Africano introduziu um serviço que possibilitará aos seus clientes muçulmanos abrir contas de poupança que estejam de acordo com a lei da Sharia. Os seus produtos e serviços terão como alvo os mercados das comunidades muçulmanas da Grã-Bretanha, Alemanha, Singapura, Angola, Moçambique, Tanzânia e Zimbabwe. Os clientes poderão usufruir da rede das caixas automáticas do banco assim como de um serviço de call center especifico à banca islâmica. O Banco oferece também serviços de gestão de recursos financeiros e produtos de investimento, e poder-se-á comprar um automóvel através de um produto que o Banco tem, tudo em conformidade com a lei Islâmica.
Na Malásia, segundo o ministro das finanças malaio, Nor Mohamed Yakcop, a Malásia está em vias de tornar-se no centro das finanças islâmicas: “Nós temos o que é preciso, crescemos muito em 24 anos desde 1983, quando só havia um banco islâmico. O aumento da aceitação dos produtos financeiros islâmicos oferece grandes oportunidades para os financeiros malaios.” O sr. Yakcop acrescentou que “o caminho é expandir a diversidade dos produtos para ir ao encontro dos requisitos pretendidos pelos investidores sofisticados”, deste modo, os malaios muçulmanos criaram um esquema a longo prazo para desenvolver novos planos de investimento com o objectivo de atrair os fundos globais islâmicos, numa tentativa de tornar a Malásia num centro de finanças islâmicas com importância a nível global.