terça-feira, 22 de abril de 2008

Estudo Académico das Religiões

No Ano Europeu do Diálogo Intercultural, Mário Soares, Presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, presidiu ao painel “Estudo Académico das Religiões”, debate sobre o estudo das religiões em Portugal, no Instituto de Ciências Sociais (Colóquio inaugural da Associação Portuguesa para o Estudo das Religiões, dias 4 e 5 de Abril de 2008), tendo como base: Qual a importância da religião para a autodeterminação de uma sociedade? Como têm evoluído as práticas religiosas no Cristianismo? Qual o papel da religião na educação e na cultura? Como convivem as confissões minoritárias com as doutrinas dominantes?
O encontro reuniu mais de 30 investigadores nacionais e estrangeiros, alguns membros da European Association for the Study of Religion, International Association for the History of Religions e da Sociedad Española de Ciências de las Religiones, que apresentaram as suas pesquisas e estudos científicos mais recentes sobre fenómenos religiosos, contribuindo desta forma para uma melhor compreensão da história da religião em Portugal e em todo o mundo lusófono.
Enquanto membro oficial da European Association for the Study of Religion, a Associação Portuguesa para o Estudo das Religiões (APERLG) foi constituída em Setembro de 2007 e tem como objectivos desenvolver e fomentar a produção e difusão de conhecimento científico sobre as religiões, expandir o intercâmbio entre instituições universitárias de investigação na área, promover o estudo das religiões no Ensino Superior Português e afiliar-se em instâncias internacionais que desenvolvem projectos de investigação nesta área. Este colóquio marcou o início das actividades da APERLG, que prevê a realização de vários encontros e debates científicos ao longo dos próximos meses, tendo em conta a crescente diversidade de orientações religiosas na sociedade portuguesa contemporânea e em todo o espaço lusófono, a evolução das práticas religiosas como a peregrinação e a forte influência da religião na educação e na cultura.